No âmbito da preparação para a realização da JMJ Lisboa 2023, a preocupação com a biodiversidade e o impacte da pegada ecológica que um evento desta dimensão tem para o meio ambiente, é um desafio para todos nós, participantes ativos na JMJ, bem como Associação comprometida com o sucesso deste evento em Portugal. Tal como nos desafia e interpela o Papa Francisco, em particular na encíclica Laudato Si, para a necessidade “do cuidado por uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade” (LS10), tendo sempre presente que “o meio ambiente é um bem coletivo, património de toda a humanidade e responsabilidade de todos” (LS 95), este é um apelo que a todos nos deve mover e desafiar para ajudar a compensar o impacte causado pela realização da JMJ.
Neste sentido o CNE associou-se à Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, na campanha mundial de plantação de árvores autóctones, a realizar localmente, por cada um de nós, envolvendo-a na campanha deste ano do Trees For The World, atualmente em curso, pelo que as plantações já planeadas e preparadas podem e devem ser igualmente consideradas para esta iniciativa da JMJ Lisboa 2023.
Este desafio é dirigido a todos, Agrupamentos, Secções e Patrulhas, para que se mobilizem nesta ajuda para incrementar o número de árvores plantadas neste período, para além dos que já estavam a preparar as plantações no âmbito do programa Trees For The World. As plantações devem ser realizadas com a devida avaliação dos locais e das árvores adequadas a cada território e com a preocupação do acompanhamento posterior para garantir ao máximo a sobrevivência das árvores plantadas.
Esta campanha, lançada pela JMJ Lisboa 2023, conta com o apoio da Global Tree Initiative (GTI), que operacionaliza e centraliza o registo das plantações realizadas no mundo inteiro, pelo que será através desta plataforma que será possível criar um mapa que inclui todas as árvores plantadas e dedicadas à JMJ.
Para que a vossa plantação, contribua para esta campanha, deverão seguir os seguintes passos:
1 – Aceder à plataforma da GTI
2 – Preencher o formulário selecionando: “JMJ Lisboa 2023 Plantação Mundial de Árvores”
3 – Aceder ao mapa global e ver o contributo no mapa global
Recordamos ainda que o relatório de plantação deve ser submetido no site do DNA – via formulário