Noticias

A Jornada e o CNE em noticia!

ATENÇÃO: Após a venda de todas as t-shirts produzidas, entendemos abrir a possibilidade de adquirir t-shits para entrega em casa a partir de 1 de Setembro. (com portes de 3,55€).
Sugerimos que façam as vossas compras até 15 de Agosto!

O Lenço de escuteiro da Jornada Mundial da Juventude ja foi colocado no D. Américo presidente da Fundação e D.Clemente Cardeal Patriarca de Lisboa.

18º e último Podcast com Rui Teixeira da CiCE Europa

D. Américo Aguiar fez a sua participação no Podcast através de uma entrevista em Vídeo que aqui se reproduz na integra. Vê. Vale a pena, e ainda tem um extra com a história da formação do Bispo Auxiliar de Lisboa e Presidente da Fundação JMJ.

Está no ar o 17º Episódio do Podcast. D.Américo Aguiar, Bispo auxiliar de Lisboa e Presidente da Fundação JMJ

Está no ar o 16º episódio do podcast. Padre Nuno Rosário Fernandes, Benfica, Lisboa

Observador
Escuteiros vão ser responsáveis pelo acolhimento e ‘check-in’ na Jornada em Lisboa 

O Corpo Nacional de Escutas vai ser o responsável pelo acolhimento, e ‘check in’ de peregrinos e voluntários na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) vai ser o responsável pelo acolhimento, e ‘check in’ de peregrinos e voluntários na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), durante a qual realizará também uma série de atividades paralelas. “Seremos responsáveis pelo acolhimento e o ‘check in’ dos peregrinos e dos voluntários em Lisboa, mas também temos programadas uma série de atividades que nos propusemos organizar de forma paralela”, disse Raquel Kritinas, coordenadora pelo CNE da JMJ, à agência Lusa.
A responsável destacou o facto de o CNE, que este ano comemora o seu centenário, estar “empenhado na questão pastoral” e querer mostrar que a instituição “é não só um movimento de serviço, mas também têm uma componente pastoral e de evangelização”.

O envolvimento dos escuteiros na JMJ, que decorrerá em Lisboa, entre 01 e 06 de agosto, faz-se a vários níveis, segundo explicou a coordenadora, lembrando que o CNE está envolvido, através dos agrupamentos locais, “na preparação dos dias das dioceses, e no acolhimento nas paróquias”, fazendo parte dos Comité Organizador Diocesano (COD) e do Comité Organizador Paroquial (COP).

Raquel Kritinas referiu que o CNE “conta atualmente com cerca de 200 voluntários para os eventos centrais, número que vai aumentar até ao evento”, mas lembra que há muitos envolvidos no voluntariado relacionado com a JMJ nas paróquias e nas vigariarias”.

“A verdade é que seremos sempre muito mais do que os voluntários que estarão nos serviços centrais, porque também há escuteiros envolvidos noutras áreas, como por exemplo na saúde, e também nas equipas do Comité Organizador Local (COL), para as quais foram convidados de forma individual”, referiu.

Durante a JMJ, o CNE tem planeados vários eventos, entre os quais uma eucaristia para escuteiros, aberta a todos os escuteiros, quer estejam ou não a participar nos eventos centrais, que Raquel Kritinas anteviu como “um momento de comunhão e festa, que também marcará o centenário do movimento em Portugal”.

O CNE está também a preparar um campo dedicado aos escuteiros estrangeiros que vão deslocar-se a Lisboa, que estará instalado no Parque Nacional Escotista da Caparica (PNEC), propriedade da Associação de Escoteiros de Portugal (AEP), movimento aberto a todas as fés e crenças.

De acordo com Raquel Kritinas, “o CNE tem também prevista a realização de um jogo de cidade no qual pretende dar a conhecer a cidade de Lisboa e uma exposição interativa, e tem também a seu cargo uma capela, onde estará a Nossa Senhora, que pretende ser um local para a promissão da paz”.

“Ainda antes da JMJ, entre 27 e 31 de julho, teremos uma peregrinação que que trará a imagem da Virgem Peregrina de Fátima até Lisboa. O percurso ainda está a ser estudado, mas a partir de Vila Franca de Xira, virá por via marítima”, explicou. O CNE, que tal como a AEP integra a Federação Escotista de Portugal, conta com 70.000 associados a nível nacional, entre os quais cerca de 22.000 com mais de 18 anos (cerca de 14.000 animadores adultos, e oito mil caminheiros).

Em Lisboa, as principais cerimónias da JMJ, que nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, terão lugar no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, tendo já passado por Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019). A edição deste ano, que será encerrada pelo Papa, esteve inicialmente prevista para 2022, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19.

O 15 episódio do Podcast Viró disco e tocá fé ja esta no ar. Com Bento Sousa Lopes, chefe regional do Porto.

Tudo sobre o voluntariado, com destaques para as atividades do CNE na jornada pode ser consultado aqui!

O 14 episódio do Podcast Viró disco e tocá fé ja esta no ar. Com Catrina Miranda, chefe regional de braga.

#AndaComMaria

As primeiras informações sobra a Peregrinação|Procissão de Fátima a Lisboa de 27 de Julho a 1 de Agosto de 2023 já estão disponíveis no site em: #AndaComMaria

episodio 13 com perguntas e respostas sobre o cne e a Jornada Mundial da Juventude.

Episodio 12 do podcast Virodisco e toca a fé. Rui Fernandes assistente regional do algarve.

Podcast Vira o disco e tocáfé episodio 11 com Luis Gonçalves de Viana do Castelo agrupamento de darque

Planta uma árvore pela Jornada

 No âmbito da preparação para a realização da JMJ Lisboa 2023, a preocupação com a biodiversidade e o impacte da pegada ecológica que um evento desta dimensão tem para o meio ambiente, é um desafio para todos nós, participantes ativos na JMJ, bem como Associação comprometida com o sucesso deste evento em Portugal. Tal como nos desafia e interpela o Papa Francisco, em particular na encíclica Laudato Si, para a necessidade “do cuidado por uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade” (LS10), tendo sempre presente que “o meio ambiente é um bem coletivo, património de toda a humanidade e responsabilidade de todos” (LS 95), este é um apelo que a todos nos deve mover e desafiar para ajudar a compensar o impacte causado pela realização da JMJ

Neste sentido o CNE associou-se à Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, na campanha mundial de plantação de árvores autóctones, a realizar localmente, por cada um de nós, envolvendo-a na campanha deste ano do Trees For The World, atualmente em curso, pelo que as plantações já planeadas e preparadas podem e devem ser igualmente consideradas para esta iniciativa da JMJ Lisboa 2023

Este desafio é dirigido a todos, Agrupamentos, Secções e Patrulhas, para que se mobilizem nesta ajuda para incrementar o número de árvores plantadas neste período, para além dos que já estavam a preparar as plantações no âmbito do programa Trees For The World. As plantações devem ser realizadas com a devida avaliação dos locais e das árvores adequadas a cada território e com a preocupação do acompanhamento posterior para garantir ao máximo a sobrevivência das árvores plantadas. 

Esta campanha, lançada pela JMJ Lisboa 2023, conta com o apoio da Global Tree Initiative (GTI), que operacionaliza e centraliza o registo das plantações realizadas no mundo inteiro, pelo que será através desta plataforma que será possível criar um mapa que inclui todas as árvores plantadas e dedicadas à JMJ

Para que a vossa plantação, contribua para esta campanha, deverão seguir os seguintes passos: 

1 – Aceder à plataforma da GTI 

2 – Preencher o formulário selecionando: “JMJ Lisboa 2023 Plantação Mundial de Árvores” 

3 – Aceder ao mapa global e ver o contributo no mapa global 

Recordamos ainda que o relatório de plantação deve ser submetido no site do DNA – via formulário

É lançado no próximo dia 5 na sede da fundação da Jornada o Livro das Meditações do Terço JMJ, com a colaboração do CNE.

Esta aqui o episódio 10 do nosso Podcast e com informações importantes dobre a jornada.

Ja está disponível o desdobrável com toda a informação sobre o CNE e a Jornada. Podes descarregar e Imprimir, ou consultar aqui.

O Papa Francisco é o primeiro inscrito na JMJ 23 de Lisboa. E tu, que esperas?

Está no ar o episódio 9 da podcast com Ana Queirós da região de Coimbra.

Já há no nosso site Informação sobre o voluntariado e as inscrições e pacotes para voluntários.

8º Episódio do Podcast. Nelson Rodrigues da Região do Algarve

7º Episódio do Podcast. Francisco Dionisio (Kiko) da Madeira

Os Símbolos da Jornada estiveram na cerimónia de abertura do ACANAC e por ali ficaram mais um dia, sendo depois substituídos por uma réplica da região de Portalegre, Castelo Branco.
A presença da JMJ no Acanac foi ainda, na capela de campo, motivo para resposta a questões, entrega de Pins.
Na celebração da Eucaristia da IV secção a Cruz da Jornada foi presença

6º Episódio do Podcast com Artur Costa

5º Episódio do podcast com Raquel Kritinas

Escuteiros dos Açores a transportar os símbolos das jornadas

4 Episódio do podcast publicado a 23 de Maio

23 de abril foi a data de publicação do 3 episódio do Podcast.

Já está publicado o episódio 2 do Podcast desde 23 de Março.

Desde 23 de Fevereiro que está publicado o primeiro episódio do podcast da jornada Viró Disco e Tocá Fé.