Desde 1986, por iniciativa do Papa São João Paulo Segundo que decorre a jornada da juventude. Roma, Buenos Aires, Santiago de Compostela, Czestochowa, Denver, Manila, Paris, Toronto, Colónia, Sidney, Madrid, Rio de Janeiro, Carcóvia e Panamá, são locais por onde já passaram milhões de jovens de todo o mundo. Aqui estão testemunhos de Portugueses que já fizeram esse caminho.
Faltam menos de 2 anos para a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa! Para te aguçar ainda mais a vontade de participar neste super evento, nas próximas semanas vamos partilhar vários testemunhos que nos chegaram de escuteiros que participaram em anteriores JMJ.
Hoje deixamos-te com o testemunho da Céu Faria, que já participou em 4 Jornadas Mundiais da Juventude: Paris 1997; Roma 2000; Toronto 2002 e Madrid 2011
Em 2005, o Ricardo Pereira participou na Jornada Mundial da Juventude em Colónia. Hoje partilhamos a sua experiência:
“Viajei para a Alemanha inserido num grupo de Coimbra de 150 elementos. Foi uma experiência que ficou para sempre! Ficámos uma semana alojados em casa de famílias alemães, antes das jornadas. Depois sim, fomos para Colónia, onde nos juntamos aos outros 800000 jovens para viver a melhor experiência da minha vida!
Hoje partilhamos a experiência mais marcante da Ana Catarina Leal na Jornada Mundial da Juventude de Madrid, em 2011:
“Foi no Aerodromo de Cuatro Vientos, penso que no último dia da JMJ… Era uma noite de vigília de oração e tinha estado um dia super quente e não havia uma única sombra no campo. Os bombeiros usaram os carros de incêndio para refrescar a multidão. Ao início da noite começou a chover, não torrencialmente, mas forte o suficiente para que a terra do chão onde iríamos pernoitar, só em sacos-cama, ficasse lamacenta. Então, no fim da oração, o Santo Padre agradeceu por ninguém ter saído do recinto e pediu para que parasse de chover para que ficássemos mais confortáveis. Menos de uma hora depois, a chuva parou e deu lugar a um céu estrelado lindo!”
Em 2011, a Paula Passos participou na Jornada Mundial da Juventude de Madrid. Aqui fica o seu testemunho:
“Há dois grandes momentos que guardo das jornadas, JMJ 2011!
Um deles no Madrid Arena, a eucaristia com os portugueses. Incrível aquela arena vestida de verde, a energia que somos capazes de levar connosco.
O outro foi no Aeroporto “Cuatro Vientos”, a grande arena onde TODOS nos encontramos. Aí a emoção foi imensa. Tenho uma memória super engraçada da noite em “Cuatros Vientos”: fomos presenteados com uma grande chuvada, não tínhamos tendas e era suposto dormirmos ali. Mas mais importante do que dormir, tínhamos uma máquina fotográfica para proteger e a sua dona estava em pânico. ”
O André Oliveira já participou em três Jornadas Mundiais da Juventude: em Madrid, Rio de Janeiro e Cracóvia. Partilhou connosco esta foto do Rio de Janeiro e conta-nos uma das suas peripécias.
“Cheguei em Copacabana sem almoçar e já tinham fechado tudo e já não conseguia ir para junto do meu grupo. Meti conversa com Junior de São Paulo que estava a fazer serviço na JMJ. Ele e a sua namorada partilharam da comida do almoço deles e ainda partilhou wifi comigo para eu poder contactar com a minha família. Por aquele mesmo lugar ainda passou o Papa Francisco!! Ao fim de 2h reabriram as cancelas e fui novamente ter com o grupo da Diocese de Lisboa! :)”
A Vânia participou na JMJ de Cracóvia em 2016 e, três anos depois, repetiu a experiência no Panamá. Hoje partilhamos as memórias da JMJ de 2019:
“Um país que nos acolheu de braços abertos, muito diferente da Polónia e com um sabor diferente, pois viver uma semana em famílias de acolhimento e que deram tudo o que podiam foi receber muito amor e serem exemplo para nós na JMJ 2023.
A JMJ é uma experiência para toda a vida em todos os sentidos.”