7. Símbolo da Comunidade

Desafio (Sétima Peça do Puzzle)
Preparar um símbolo representativo da Comunidade Paroquial, para ser transportado por todos os elementos do grupo que vão participar nas JMJ.

Enquadramento
Cada paróquia está inserida num contexto territorial e cultural próprio. A sua riqueza é muitas vezes representada através de símbolos representativos da sua região.
“O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo”. Mateus, 13:44

Juntar a Comunidade de forma a refletir no que a une, nos seus símbolos e pontos fortes.

Ideias/ferramentas/materiais
Reunir os representantes dos vários grupos paroquiais de forma a selecionarem um símbolo que os defina (Padroeiro, Símbolo Tradicional, Monumento da Região, Elemento do Folclore).

Juntar os vários jovens para que cada um possa fazer/ construir manualmente o seu símbolo. Estes podem ser feitos, preferencialmente, recorrendo à reutilização de materiais e/ou materiais naturais.

Estes símbolos podem ser usados pelo grupo durante os dias nas Jornadas Mundiais da Juventude: transportados na mochila, nos chapéus ou noutro elemento visível.

Este símbolo pode depois ser oferecido a alguém durante o abraço da paz numa das Eucaristias das JMJ ou noutro momento de confraternização de forma a levar um bocadinho da sua génese a alguém de fora, dando sem esperar receber nada em troca para além de um sorriso.

Baú de oportunidades

Lobitos: Cá defende Máugli dos Bândarlougues, Balú ensina a Lei da Selva, Balú ajuda a cumprir a Lei, Hati guarda toda a Sabedoria da Selva, Baguirà defende Máugli na rocha do conselho.

Exploradores: Relaciono-me com os outros, respeitando as diferenças; Faço escolhas para abrir caminho; Vivo a Fé Cristã, Trabalho para a Paz na Boa Ação, Sou Criativo quando apresento aquilo que penso e imagino, Sei viver em grupo.

Pioneiros: Responsabilidade, Descoberta, Serviço, Criatividade e Expressão,Exercer ativamente Cidadania, Interação e Cooperação. 

Caminheiros: Respeito (A2), Emoções (A4), Aperfeiçoamento (C3), Responsabilidade (C6), Espírito Santo/igreja (E3), Estratégia (I5), Criatividade (I6), Participação (S2).

Mais Dinâmicas