“Recebereis a força do Espírito Santo, que virá sobre vós, e sereis Minhas testemunhas”
Enquadramento
O lema desta primeira Jornada Mundial da Juventude realizada na Oceania foi “Recebereis a força do Espírito Santo, que virá sobre vós, e sereis minhas testemunhas” (At 1, 8). Participaram nesta Jornada cerca de 500 mil pessoas, oriundas de cerca de 170 países, e aproximadamente 2000 jornalistas cobriram o evento, e foi a partir desta altura que a JMJ passou a ter presença nas redes sociais.
O Papa Bento XVI convidou os jovens a serem profetas de uma nova era, mensageiros da paz e construtores de um futuro de esperança para a humanidade e apelou à renovação da Igreja, que necessita da fé, idealismo e generosidade dos jovens, para se manter também Ela jovem de espírito.
Sistema de Progresso
A fase do progresso escutista escolhida para acompanhar esta Jornada é Aliança (II Secção). Nesta fase aprendemos que todos nós somos capazes de fazer uma aliança com o próprio Deus e criar uma união firme, base do nosso crescimento na Fé e na construção/ renovação da Igreja.
Baú de Oportunidades
II Secção: Procuro conhecer a Igreja de Cristo, Vivo a Fé Cristã, Sou criativo quando apresento aquilo que penso e imagino, Sou tolerante e solidário, Sei viver em grupo
III Secção: Aprofundamento, Descoberta, Criatividade e Expressão, Solidariedade e Tolerância Interação e Cooperação
IV Secção: E1 – Pai/Felicidade, E2 – Filho/Amor, E3 – Espírito Santo/Igreja, E5 – Transformação, I5 – Estratégia, I6 – Criatividade, I7 – Expressividade, S4 – Serviço, S6 – Equipa, S7 – Liderança
Símbolo
Nó de escota
O nó de escota serve para unir cabos de bitolas (espessuras) diferentes. É um nó que, apesar de fácil de executar, é estável e fiável. Podemos encontrar aqui um paralelismo na nossa relação com Deus: também somos distintos em essência, mas se estivermos dispostos a isso, é fácil deixarmo-nos envolver por Ele e confiar Nele.
Desafio
Este desafio deve ser feito em duas fases. Na primeira fase é entregue a cada um um pequeno cabo ou cordel. Sugerimos 15-20 cm de comprimento e bitola de 2-4 mm, mas o importante é que faça um nó firme. Este pequeno cordel servirá de lembrança para que, durante um prazo estipulado (idealmente até uma semana), cada um se lembre a ser testemunha de Cristo e faça algo simples e significativo por alguém. Passado o prazo, deve ser feita a segunda parte do desafio, em conjunto. Cada um deverá partilhar aquilo que fez pelo outro e como se sentiu ao fazê-lo. Depois da partilha, une o seu cordel ao do vizinho do lado direito. Após todas as partilhas, teremos os cabos todos unidos uns aos outros em círculo e o passo seguinte será cortar este círculo obtido pela união dos cabos, de modo a que cada um fique com um cordel novo. Este cordel novo terá o seu nó no centro, de um dos lados do nó parte do seu cordel e do outro lado do nó parte do cordel do vizinho.
Tarefas Gerais
1. Cria Uma bandeira da Austrália
2. Cria uma réplica dos símbolos das jornadas.
Hino da Jornada