“Enraizados e edificados em Cristo… firmes na Fé“
Enquadramento
O tema desta JMJ foi: “Enraizados e edificados n’Ele… firmes na fé”. O Papa afirmou nesta jornada: “Sim, queridos amigos, DEUS AMA-NOS. Esta é a grande verdade da nossa vida e que dá sentido a tudo o mais. Não somos fruto do acaso nem da irracionalidade, mas, na origem da nossa existência, há um PROJETO DE AMOR de Deus. Assim, permanecer no seu amor significa viver enraizados na fé, porque esta não é a simples aceitação de algumas verdades abstratas, mas uma relação íntima com Cristo que nos leva a abrir o nosso coração a este mistério de amor e a viver como pessoas que se sabem amadas por Deus”.
Sistema de Progresso
A fase do progresso referente a esta jornada é o APELO (II Secção). Este é o apelo à força da vida, à solidariedade, à vontade, à educação e à entreajuda. Um apelo que vem de cima, que vem do alto.
Baú de Oportunidades
II Secção: Assumo as minhas escolhas, Vivo de acordo com as minhas ideias, Procuro conhecer a Igreja de Cristo, Vivo a Fé Cristã, Trabalho para a Paz na Boa Ação, Sou criativo quando apresento aquilo que penso e imagino, Sou tolerante e solidário, Sei viver em grupo
III Secção: Responsabilidade, Coerência, Aprofundamento, Descoberta, Serviço, Criatividade e Expressão, Solidariedade e Tolerância, Interação e Cooperação
IV Secção: C6- Responsabilidade, C8 – Coerência, E1 – Pai/Felicidade, E2 – Filho/Amor, E3 – Espírito Santo/Igreja, E5 – Transformação, E8 – Missão, I5 – Estratégia, I6 – Criatividade, I7 – Expressividade, S4 – Serviço, S6 – Equipa, S7 – Liderança
Símbolo
Uma Raíz
As raízes são os pés das árvores. São elas que as sustêm, que as mantêm de pé mesmo perante as maiores tempestades. Sem as raízes as árvores ou as plantas não poderiam sobreviver, nem se manterem firmes. Outra das maravilhas de uma raíz, é que ela está sempre escondida debaixo do solo: raramente a podemos ver, mas a sua importância é imensa.
Desafio
O desafio desta jornada passa por criar um projeto de amor. O Papa Bento XVI afirmou nesta jornada que Deus nos ama e que não somos frutos do acaso, mas de um projeto de amor de Deus.
Com esta ideia em mente do simbolismo das raízes, pedimos-te que cries um projeto de amor, onde possas apelar outros à solidariedade, à vontade, à entreajuda. Pode ser um projeto de recolha de alimentos para os que mais necessitam, um projeto de visita a instituições de solidariedade social para um dia de voluntariado. Dá asas à tua imaginação!
Tarefas Gerais
1. Cria uma bandeira de Espanha
2. Cria uma réplica do símbolo das jornadas
Hino da Jornada