A participação do CNE Corpo Nacional de Escutas na Jornada Mundial da Juventude, requer um grupo grande de voluntários para diversas atividades.
#AndaComMaria, Peregrinação com a imagem de Nossa Senhora Peregrina, desde Fátima até Lisboa, entre os dias 27 e 31 de julho. Serão necessários voluntários para acompanhar os peregrinos, para a logística de refeições e dormida e para os momentos de vigília nas comunidades onde iremos pernoitar.
Sabe mais aqui!
#Espaço de Nossa Senhora Peregrina – está a ser estudada uma proposta ao Festival da Juventude, de modo a dar continuidade à peregrinação, que permita a todos os peregrinos poderem rezar com Nossa Senhora. Serão necessários voluntários para assegurar o espaço, bem como os momentos de oração propostos.
#Acampamento Este espaço de acampamento, que terá lugar no PNEC, é dinamizado pela CICE em colaboração com o CNE. É destinado, maioritariamente, a escuteiros estrangeiros. Serão necessários voluntários para assegurar a logística do local e as ofertas que poderão existir.
Sabe mais aqui!
#Missa dos Escuteiros – Durante a semana da JMJ iremos celebrar, juntamente com todos os escuteiros presentes, o nosso centenário. Esta eucaristia será aberta a todos os que queiram participar, estando ou não na JMJ. Serão necessários voluntários para assegurar a logística do espaço e a dinâmica da celebração.
#PeddyPapper – Para todos os participantes, o CNE propõe um peddy papper cultural, pela cidade de Lisboa. Pretendemos dar um cunho escutista a esta oferta e enriquecê-la com a vida de Marcel Calo, patrono da JMJ, um escuteiro já beatificado pela Igreja Católica. Serão necessários voluntários para o início do jogo e para gerir dúvidas dos participantes.
#Exposição do Centenário – Esta exposição que anda a correr o país, estará presente na JMJ, na nossa sede nacional, disponível para todos os que a queiram visitar. Fará parte do programa do Festival da Juventude. Serão necessários voluntários para assegurar o local.
#Stands – Cidade da Alegria – Na Cidade da Alegria, também conhecida como Feira das Vocações, o CNE estará representado com stands para dar a conhecer o Escutismo a todos os participantes, com aquilo que melhor fazemos. São necessários voluntários para manter os stands a funcionar e as dinâmicas propostas.
#Acolhimento | Check in
Assegurar o acolhimento/Check-in dos peregrinos que não necessitem de alojamento, entregar os kits dos peregrinos para as paróquias de acolhimento, check-in de todos os voluntários e dos padres que participarão na JMJ. Para este efeito são necessários todos os voluntários possíveis, de modo a ter possibilidade de fazer escalas de trabalho. O check-in na semana de 1 a 6 de agosto funcionará das 9h às 23h, sendo que nas semanas anteriores, das 10h às 16h. Após o encerramento do check-in será necessário preparar o check-in do dia seguinte.
Este check-in terá lugar na Universidade Católica Portuguesa.
Inscrições aqui.
– Em que data são necessários os voluntários?
De modo a dar resposta ao desafio que nos foi realizado pelo COL de assegurar o acolhimento e check-in, precisamos de voluntários desde o início de julho.
Podemos dividir a necessidade de voluntários em duas fases distintas: desde o início de julho até dia 22, para assegurar o check in, e de 22 de julho a 6 de agosto, para todas as atividades.
Para os voluntários de 22 de julho a 6 de agosto, há a possibilidade de inscrição, apenas após os dias das dioceses.
Tendo em conta o desafio que nos propuseram, poderão inscrever-se connosco, todos os que tenham um fim-de-semana, fins de tarde ou noites livres, para auxiliar a preparar o dia seguinte.
– Quanto pagam os voluntários?
Existem diferentes pacotes para os voluntários, todos respeitantes ao período de 23 de julho a 6 de agosto. Os preços dependem das necessidades de estadia e alimentação. Podem encontrar a informação aqui. É importante que todos se inscrevam, pelo menos no pacote que inclui o kit, o seguro e os transportes.
Os voluntários que tenham disponibilidade para auxiliar no início de julho e não poderão participar na semana referida em cima, não têm que se inscrever na plataforma da JMJ.
– Como se inscrevem os voluntários?
Todos aqueles que queiram colaborar, devem inscrever-se no formulário.
Quem se inscrever para as duas últimas semanas, deve inscrever-se, também, no site da JMJ escolhendo o pacote mais conveniente.
Ao inscrever-se na plataforma da JMJ devem ser referidos os seguintes dados:
– Os voluntários precisam de fazer formação?
Sim, todos os voluntários inscritos na JMJ precisam de fazer formação. Após a inscrição na plataforma, é enviado um código para aceder á formação online. Deverá ter a duração de 2 h/mês. Os voluntários têm ainda uma semana de formação, entre 23 e 30 de julho. Tendo em conta a especificidade do nosso movimento e que, nessa semana, já estaremos de serviço, iremos marcar uma ou duas sessões online para nos prepararmos para o desafio. Estas formações online terão carácter obrigatório.
A JMJ vai ser, sem dúvida, o maior evento que Portugal já recebeu. Como maior movimento católico, não podemos ficar à margem, participando nas mais diversas oportunidades e valências da JMJ. Digamos sim ao desafio que nos é colocado, de fazer parte desta construção, de estarmos alerta para servir, de sermos igreja.
Qualquer dúvida deve ser colocada para voluntariosjmj@escutismo.pt.
OPEN CALL
O CNE está responsável de captar chefes de equipas de voluntários e voluntários para a JMJ em agosto de 2023.
Tens aqui a circular com os pormenores.
Até 17 de Dezembro podes inscrever-te como chefe de equipa de voluntários aqui.
Open Call Chefes de Equipa – JMJ 23
Temos um desafio a fazer-te: ser Voluntário na JMJ 2023! Mais do que um voluntário, um Chefe de Equipa de um pequeno grupo de voluntários. Se ainda não sabes como participar, aqui está uma excelente oportunidade para ti!
Para organizar um evento com esta dimensão, são necessários muitos voluntários e ser voluntário também é uma forma de participar na JMJ 2023. Nesta fase, o COL (Comité Organizador Local) está a recrutar chefes de equipa, que irão coordenar equipas de trabalho nas mais diferentes áreas: pastoral, comunicação, logística, realização de eventos, acolhimento, …
Temos conhecimento que, muitos de nós, já estamos envolvidos nas nossas Dioceses e Paróquias a trabalhar para receber os peregrinos nos Dias das Dioceses. Nada impede que se possam inscrever como chefes de equipa na semana da JMJ em Lisboa, devendo comparecer no dia 31 para “entrar ao serviço”. Só têm que indicar que na semana que antecede a JMJ Lisboa têm disponibilidade de 1 dia, ao preencherem o formulário.
Qual o perfil pedido para os chefes de equipa?
Entre os 20 e os 45 anos;
Disponibilidade total na semana da JMJ (1-6 agosto de 2023) e idealmente na anterior;
Fluente em Português e Inglês;
Dominar ferramentas digitais;
Experiência em gestão de equipas;
Boas relações interpessoais;
Boa capacidade de: comunicação, saber ouvir e decisão rápida;
Empreendedor e multitasking;
Ser alegre, comprometido, pontual, amável e compreensivo;
Liderar pelo exemplo e pelo espírito de serviço à Igreja e às pessoas.
É importante ter em consideração que os voluntários:
Terão de fazer formação geral e específica, cerca de 2h/mês online;
Pagam a sua inscrição. Ainda não havendo valores de inscrição, os voluntários pagarão metade da inscrição;
Estão presentes no encontro final de voluntários com o Papa.
Acreditamos que, tendo em conta a nossa missão no Escutismo, os nossos escuteiros e dirigentes têm a experiência e o conhecimento necessário para liderar estas pequenas equipas de voluntários, por isso, contamos com a tua inscrição e com o teu SIM. Basta preencheres o seguinte formulário até 17 de dezembro. Para qualquer dúvida que surja devem contactar voluntariosjmj@escutismo.pt .
Contamos contigo?
Os voluntários devem inscrever-se na Jornada de acordo com o pacote que mais se adapta à sua situação.
Aqui tens os pacotes de voluntariado e os respetivos valores.
Voluntários
Carta para preenchimento dos chefes de agrupamento aos voluntários candidatos.
Código Agregador do CNE : 6C5M2