“Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo“
Enquadramento
Foi a última JMJ do Papa João Paulo II. O tema escolhido para este encontro internacional foi: “Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo”. No dia 28 de julho no Parque “Downsview”, em Toronto, o Papa como sempre, abriu o seu coração:
“Vocês são jovens e o Papa é idoso, e ter 82 ou 83 anos não é a mesma coisa que ter 22 ou 23. Todavia, ele continua a identificar-se plenamente com as vossas esperanças e as vossas aspirações. JUVENTUDE DE ESPÍRITO, juventude de espírito! Embora eu tenha vivido no meio de muitas trevas, sob duros regimes totalitários, tive motivos suficientes para me convencer, de maneira inabalável, de que nenhuma dificuldade e nenhum temor é tão grande a ponto de poder sufocar completamente a esperança que jorra sem cessar no CORAÇÃO DOS JOVENS. Vocês são a nossa esperança, os jovens são a nossa ESPERANÇA! Não permitam que esta esperança morra. Comprometam a vossa vida com ela. Nós não somos a soma das nossas dificuldades e falências; constituímos a soma do amor do Pai por nós e da nossa capacidade concreta de nos tornarmos imagem do seu Filho”.
Sistema de progresso
A fase do progresso referente a esta jornada é o DESPRENDIMENTO (III Secção). Nesta fase aprendemos a saber que dar valor ao essencial da vida torna-nos puros. A capacidade de nos desprendermos do supérfluo, de absorvermos princípios de humanidade e humildade só nos poderá trazer felicidade.
Baú de Oportunidades
II Secção: Procuro conhecer a Igreja de Cristo, Vivo a Fé Cristã, Trabalho para a Paz na Boa Ação, Sou criativo quando apresento aquilo que penso e imagino, Sou tolerante e solidário, Sei viver em grupo
III Secção: Aprofundamento, Descoberta, Serviço, Criatividade e Expressão, Solidariedade e Tolerância, Interação e Cooperação
IV Secção: E1 – Pai/Felicidade, E2 – Filho/Amor, E3 – Espírito Santo/Igreja, E5 – Transformação, E8 – Missão, S4 – Serviço,I6 – Criatividade, I7 – Expressividade, S6 – Equipa, S7 – Liderança
Símbolo
O CORAÇÃO
O coração é o motor do nosso corpo. Sem ele não podemos viver. Mas mais do que este aspecto fisiológico, o coração representa também a força, a verdade, o amor por nós próprios, mas também o amor ao próximo.
Desafio
O desafio desta jornada é partilhares o teu amor com o próximo. Nesta jornada, o Papa falava-nos de que os jovens são a esperança e de que devíamos comprometer-nos com esta esperança e com ela construirmos “a soma do amor do Pai por nós”.
Neste desafio, pedimos-te que vás ao encontro daqueles que precisam de sentir e de viver a esperança. Visita um doente, ou uma pessoa que viva sozinha e que precise da tua esperança. Não te esqueças de lhe levar a luz do mundo que és. Desafiamos-te a levar-lhe um coração com uma pequena mensagem de esperança.
Tarefas Gerais
1. Cria a bandeira do Canadá
2. Cria uma réplica do símbolo das jornadas
Hino da Jornada