8. Preparar e Viver os dias 23

Desafio (Última Peça do Puzzle)
Organizar, em conjunto com elementos externos ao Agrupamento, a  celebração de um ou mais dias 23, marcando a caminhada da comunidade até Lisboa 2023.

Enquadramento
Desde há algum tempo que o dia 23 tem sido selecionado em várias dioceses para celebrar e aprofundar a preparação para a JMJ 2023. Cada diocese tem utilizado uma designação diferente, a saber: sentido 23, paragem 23, vitamina 23, marco 23, vinte & três, …
Esta proposta destina-se a promover que o Agrupamento, ou determinada Unidade, interaja com outros membros da comunidade paroquial promovendo um destes dias Poderá ser o Clã com o grupo de jovens paroquial,  por exemplo, ou a comunidade com jovens de algum movimento ou mesmo da catequese da adolescência  tipicamente um encontro terá a duração de duas a três horas.

«Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39) 

Ideias/ferramentas/materiais
Num determinado mês, substituir habitual atividade escutista de sábado à tarde por uma de âmbito mais aberto, convidando outros jovens não escuteiros a participar. Se possível, organizar ao ar livre, local privilegiado da ação escutista.

-Envolver-se com a proposta de um outro movimento paroquial ajudando a organizar essa atividade, de forma aberta a toda a paróquia.

– Como sugestão de conteúdo, propomos a utilização do itinerário Rise Up, preparado pelo COL JMJ 2023 que pode ser utilizado como recurso adaptado a cada grupo ou realidade.  Está disponível em https://www.lisboa2023.org/pt/preparacao/catequeses

Baú de oportunidades

Lobitos: Cá defende Máugli dos Bândarlougues, Racxa acolhe Maúgli no covil, Balú ensina a Lei da Selva, Hati guarda toda a Sabedoria da Selva, Máugli aprende com Hati a Sabedoria da Selva, Àquêlá ajuda Máugli a guiar os Búfalos.

Exploradores: Relaciono-me com os outros, respeitando as diferenças; Assumo as minhas escolhas; Vivo a Fé Cristã, Trabalho para a Paz na Boa Ação, Sei viver em grupo.

Pioneiros: Relacionamento e Sensibilidade, Responsabilidade, Descoberta, Aprofundamento, Serviço, Exercer ativamente Cidadania, Interação e Cooperação.

Caminheiros: Emoções (A4), Aperfeiçoamento (C3), Responsabilidade (C6), Espírito Santo/Igreja (E3), Estratégia (I5), Criatividade (I6), Participação (S2).

Mais Dinâmicas