7. Paris 1997 | França

“Mestre, onde moras? Vinde e vereis”

Enquadramento
O tema desta jornada foi: “Mestre, onde moras? Vinde e vereis”. No hipódromo de Longchamp, na Missa de 24 de agosto, João Paulo II exorta à fidelidade BATISMAL e RENOVA O MANDATO AOS JOVENS: “O vosso caminho não se detém aqui. O tempo não pára hoje. Ide pelas estradas do mundo, pelos CAMINHOS da humanidade, permanecendo unidos na Igreja de Cristo! Continuai a contemplar a glória de Deus, o amor de Deus; e sereis iluminados para construir a civilização do amor, para ajudar o homem a ver o mundo transfigurado pela sabedoria e o amor eternos”.

Sistema de Progresso
A fase do progresso referente a esta jornada é a CONSTRUÇÃO (III Secção). Nesta fase o pioneiro, fortalecido na sua fé, torna-se construtor da Igreja.

Baú de Oportunidades
II Secção: Procuro conhecer a Igreja de Cristo, Vivo a Fé Cristã, Sou criativo quando apresento aquilo que penso e imagino, Sei viver em grupo
III Secção: Aprofundamento, Descoberta, Criatividade e Expressão, Interação e Cooperação
IV Secção: E1 – Pai/Felicidade, E2 – Filho/Amor, E3 – Espírito Santo/Igreja, E5 – Transformação, I6 – Criatividade, I7 – Expressividade, S6 – Equipa, S7 – Liderança


Símbolo
No centro brasão da cidade de Paris encontramos um navio. O lema da cidade é “É sacudida pelas ondas, mas não afunda”, ideia que vem desde os grandes conflitos da idade média.



Desafio
Tal como a cidade de Paris, também o papa João Paulo II nos desafia a não nos determos, a “navegarmos” pelas estradas do mundo e pelos caminhos da humanidade. O desafio desta jornada é “Salva-te do Naufrágio”.

Material para a dinâmica:
1 cartão por participante cor verde, escrito: PASSAGEM
Cartões vermelhos, amarelos e azuis (número acima do número de participantes. Ex: Se estiverem 20 escuteiros a jogar deves ter 30 cartões destas cores).
Preparação:
Distribuir a cada pessoa três cartões com cores aleatórias. Ex.: Uma pessoa recebe dois amarelos e um vermelho; outra, dois azuis e um vermelho e assim por diante. Desequilibra a quantidade de cores, ou seja, usa duas cores a mais que outra. Chegará o momento em que faltará alguma cor. Fica com as cores que sobram e as passagens organizadas numa mesa ou num espaço que será o local de troca.
Prevê um espaço onde possa caber todo o grupo, em pé.
Para o Narrador iniciar o jogo:
“O nosso grupo encontra-se num navio que se está a afundar. Eu sou o capitão e estou a vender passagens para os botes salva-vidas. Atenção às instruções necessárias para o resgate! Cada escuteiro de cada patrulha, equipa ou tribo recebeu três cartões. Três cartões de cores diferentes equivalem a uma passagem ou uma passagem equivale a três cartões de apenas uma cor.
1 vermelho + 1 amarelo + 1 azul = 1 Passagem
1 Passagem = 3 vermelhos ou 3 amarelos ou 3 azuis
Têm 3 minutos para se salvarem. Os botes são poucos, por isso comecem!”
Objetivo: Que toda a Patrulha, Equipa,Tribo se salve.
Tal como a cidade de Paris é abanada pelas ondas mas não se afunda, também tu, quando trabalhas na construção do bem comum (da Igreja), abres portas à construção da Igreja – este mandato tão importante que São João Paulo II nos deixou na jornada de Paris.

Tarefas Gerais
1. Cria a Bandeira da França
2. Cria uma réplica do Símbolo das Jornadas

Hino da Jornada

Mais Dinâmicas