Desafio (Sexta Peça do Puzzle)
Promover uma caminhada/atividade ao ar livre juntamente com outro(s) grupo(s) da paróquia, com algumas paragens de reflexão.
Enquadramento
Atividades em comunhão com a natureza, fazem parte da essência do Escutismo. É uma oportunidade de partilhar estes momentos com o resto da comunidade, bem como dar a conhecer alguns dos pontos de interesse religioso da paróquia.
‘’Então disse Deus: “Cubra-se a terra de vegetação: plantas que deem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com as suas espécies”. E assim foi. A terra fez brotar a vegetação: plantas que dão sementes de acordo com as suas espécies, e árvores cujos frutos produzem sementes de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.’’
Génesis 1:11-12
Ideias/ferramentas/materiais:
– Potenciar a passagem em alguns locais mais desconhecidos da comunidade;
– No meio urbano talvez uma caminhada pelos limites da paróquia;
– Distribuir as paragens de reflexão pelos grupos participantes;
– Locais de culto na paróquia
– “Peregrinação” a um local de culto da região
Baú de oportunidades
Lobitos: Cá defende Máugli dos Bândarlougues, Racxa acolhe Máugli no covil, Balú ensina a Lei da Selva, Hati conta a história de Tha, Máugli aprende com Hati a Sabedoria da Selva, Baguirà defende Máugli na rocha do conselho.
Exploradores: Gosto de desenvolver as minhas capacidades; Relaciono-me com os outros, respeitando as diferenças; Assumo as minhas escolhas, Vivo a Fé Cristã, Trabalho para a Paz na Boa ação, Sou Criativo quando apresento aquilo que penso e imagino, Sei viver em grupo.
Pioneiros: Desempenho, Relacionamento e Sensibilidade, Responsabilidade, Coerência, Descoberta, Serviço, Exercer ativamente Cidadania, Interação e Cooperação.
Caminheiros: Emoções (A4), Aperfeiçoamento (C3), Responsabilidade (C6), Oração (E4), Unidade (E7), Espírito Santo/Igreja (E3), Estratégia (I5), Criatividade (I6), Participação (S2).