3. Santiago de Compostela 1989 | Espanha

“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”

Enquadramento
O lema da Jornada Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6) leva-nos a uma análise profunda do nosso percurso pessoal e escutista.
Quantas vezes fizemos CAMINHO? Quantas vezes fomos VERDADEIROS com o próximo? Quantas vezes fizemos sacrifícios pelos OUTROS (dar a VIDA)? 
Santiago de Compostela, cidade onde está sepultado o Apóstolo e Patrono da II Secção São Tiago Maior, é um dos maiores pontos de peregrinação de todo o mundo.

Sistema de Progresso
A fase do progresso escutista escolhida para acompanhar esta jornada é a DESCOBERTA (II Secção), existindo vários motivos para ir a Santiago de Compostela que estão interligados com o tema das jornadas.
A busca pela espiritualidade – Aproveitando o caminho para uma análise da vida
As descobertas feitas ao longo do caminho – Aproveitando para conhecer as vilas ou lugares, as cultura e os costumes, conhecendo outras pessoas e também conhecendo-nos a nós próprios e aos nossos limites.
Desapego dos bens materiais – Durante o caminho descobrirás que podes viver com pouco (quanto mais levares mais tens de carregar!)
Descobrir a força emocional que tens dentro de ti – O caminho proporciona uma descoberta do eu interior: o autoconhecimento, a renovação, o perdão, a gratidão, a fé, a serenidade, os valores da vida. Ao caminhar, certamente, definirás ou redefinirás o verdadeiro sentido da tua vida.

Baú de Oportunidades
II Secção: Gosto de desenvolver as minhas capacidades, Conheço-me e quero ser melhor, Assumo as minhas escolhas, Vivo de acordo com as minhas ideias, Procuro conhecer a Igreja de Cristo, Vivo a Fé Cristã, Sou criativo quando apresento aquilo que penso e imagino, Sei viver em grupo
III Secção: Desempenho, Autoestima, Responsabilidade, Coerência, Aprofundamento, Descoberta, Criatividade e Expressão, Interação e Cooperação
IV Secção: F1 – Exercício, A4 – Emoções, A5 – Personalidade, A6 – Confiança, C5 – Perseverança, C8 – Coerência, E1 – Pai/Felicidade, E2 – Filho/Amor, E3 – Espírito Santo/Igreja, E5 – Transformação, I6 – Criatividade, I7 – Expressividade, S6 – Equipa, S7 – Liderança

Símbolo
Vieira (moluscas bivalves)
É um dos símbolos mais emblemáticos do peregrino desconhecendo-se a sua real origem nos adereços de um peregrino, existindo alguns mitos referente ao mesmo.
Existem muitas lendas e explicações que dão significado à concha de Santiago. São-lhe atribuídas razões de ordem prática, simbólica e metafórica. Por exemplo:
Dizem que na idade média elas eram utilizadas para beber água nas fontes do caminho e como “prato” no momento das refeições. Além disso, naquela época, não existia Compostela por isso os peregrinos levavam uma concha para casa e assim comprovaram que tinham chegado até ao túmulo do apóstolo. A concha de vieira também é considerada uma metáfora do Caminho. As suas linhas representam as diversas rotas existentes e todas elas levam ao centro, o túmulo do apóstolo.

EPS 10. Vector illustration

DESAFIO
O desafio desta jornada passa pela realização de um troço do Caminho de Santiago (caso não exista na tua zona podes fazer um percurso do Caminho de Fátima ou um Percurso Pedestre na natureza). 
Como qualquer peregrino de Santiago faz-te acompanhar de um Bordão (cajado) e uma Vieira (concha), onde vais colocar o teu nome e um adjetivo que te caracteriza.
Durante o caminho pensa/reflete nas outras duas vertentes do tema da jornada Verdade e Vida: auxilia o teu próximo durante o caminho, reflete nos altos e baixos da tua vida (tal como as ondas da vieira) e partilha com o teu grupo  “apenas” o que achares essencial o teu grupo saber! 
Após o Caminho junta todas as vieiras em forma de coração com o nome de cada elemento visível e tira uma foto.
Caminho – 1º Princípio do Escuta -> O Escuta orgulha-se da sua Fé e por ela orienta toda a sua vida.
Verdade – 2 º Artigo da Lei do Escuta -> O Escuta é leal.
Vida – 4º Artigo da Lei do Escuta -> O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas.

Tarefas Gerais
1. Cria uma bandeira da Galiza
2. Cria uma réplica dos símbolos das jornadas

Hino da Jornada

Mais Dinâmicas