3. Celebrar o Santo Padroeiro

Desafio (Terceira peça do Puzzle)
Realizar um momento de celebração do Santo Padroeiro e juntar a comunidade nesse momento de celebração (caso já se tenha festejado o Santo neste mesmo ano, passará para o próximo) 


Enquadramento
Em muitas paróquias as festas populares nem sempre são em honra dos seu padroeiro e esta será uma boa oportunidade para festejar o padroeiro da sua comunidade. 
“Por isso te louvarei entre as nações, ó Senhor; Cantarei louvores ao teu nome.”
2 Samuel 22:50

Ideias/ferramentas/materiais

. Almoço/ picnic e convívio paroquial com jogos tradicionais de outros países;

. Jogos Florais* com concurso entre estruturas e grupos paroquiais;

. Cortejo com carros alegóricos dos diferentes continentes;

. Exposição no salão Paroquial sobre a vida do Padroeiro organizada pelo Agrupamento;

*Origem dos Jogos Florais
Com origem na civilização Romana, os Jogos Florais eram uma festividade em honra de Flora, Deusa da primavera, das flores, dos cereais, da vinha e das árvores frutíferas. Na primavera, mais concretamente entre o final de abril e meados do mês de maio do calendário romano, as cortesãs dançavam numa competição em que a vencedora era coroada com flores.
Mais tarde, no século XIII, a celebração dos jogos florais surgiu também como concurso literário, tendo Luís XIV instituído a Academia dos Jogos Florais para manter as tradições culturais francesas e promover a criação literária.
Em Portugal, o aparecimento dos Jogos Florais aconteceu em 1936, por iniciativa da Emissora Nacional. Estes concursos literários gozaram de grande visibilidade durante o período do Estado Novo, sendo as obras vencedoras lidas durante as emissões radiofónicas da Emissora Nacional.

Baú de oportunidades

Lobitos: Racxa acolhe Máugli no covil, Hati conta a história de Tha, Máugli aprende com Hati a Sabedoria da Selva, Baguirà defende Máugli na rocha do conselho, Àquêlá ajuda Máugli a guiar os Búfalos.

Exploradores: Relaciono-me com os outros; respeitando diferenças, Assumo as minhas escolhas, Procuro conhecer a Igreja de Cristo, Vivo a Fé Cristã.

Pioneiros: Relacionamento e Sensibilidade, Responsabilidade, Descoberta, Serviço, Exercer activamente cidadania, Solidariedade e Tolerância, Interacção e Cooperação.

Caminheiros: Emoções (A4), Compromisso (C4), Coerência (C8), Espirito Santos/Igreja (E3), Missão (E8), Aprendizagem (I1), Participação (S2).

Mais Dinâmicas