“Bem-aventurados os que são misericordiosos, porque encontrarão misericórdia”
Enquadramento
As Bem-Aventuranças são a rota para a santidade. E, curiosamente (ou não), são também as pistas mais importantes para a vida de um Escuteiro. A Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia marcou o culminar de três anos em que o Papa Francisco propôs aos jovens refletir sobre a importância das Bem-Aventuranças: a pobreza do espírito, a pureza do coração e finalmente a misericórdia. A este propósito, e também pelo Ano Santo da Misericórdia, o Papa ensinou-nos muito sobre a mesma. “A felicidade está mais em dar do que em receber” (cf. At 20, 35) é algo que lembramos muito no escutismo e que este Papa nos tem repetido, de diversas formas, recordando que devemos ser instrumentos de misericórdia, todos os dias e em todas as coisas.
Sistema de Progresso
A fase do progresso escutista escolhida para acompanhar esta Jornada é Rumo (II Secção). Para caminhar bem precisamos de um rumo, uma direcção e um sentido. Ter rumo significa saber por onde avançar, mesmo quando não sabemos bem até onde vamos. Significa ter a orientação certa que nos permite avançar com serenidade, olhar de frente o horizonte e evitando os escolhos.
Baú de Oportunidades
Símbolo
Lamparina
Uma lamparina é um instrumento importante em campo. Usamos, com moderação, para iluminar um espaço de reunião ou de trabalho. Usamos para dar luz a um espaço de oração. Quando a noite é demasiado escura, usamos para verificar o caminho a percorrer.
Desafio
Viver a Misericórdia
Reler as bem-aventuranças e adaptar ao grupo em particular. Se lobitos, adaptar numa linguagem que se entenda e de forma a que se aplique na vida da Alcateia. Entrelaçar as bem-aventuranças com a Máximas do Lobito e com a Lei do Escuta. Por exemplo: “bem-aventurados os honrados, porque inspirarão confiança no seu próximo” ou “bem-aventurados os alegres porque serão sinais do rosto de Jesus alegre”. Desta forma, criar um conjunto de bem-aventuranças da Unidade, que possam depois ser partilhadas com o Agrupamento e com a comunidade.
Tarefas Gerais
1. Cria uma bandeira à tua escolha. Pode ser que acertes no país que vai acolher a próxima Jornada.
2. Cria uma réplica dos símbolos das jornadas.
Hino da Jornada