11. Sidney 2008 | Austrália

“Recebereis a força do Espírito Santo, que virá sobre vós, e sereis Minhas testemunhas”

Enquadramento
O lema desta primeira Jornada Mundial da Juventude realizada na Oceania foi “Recebereis a força do Espírito Santo, que virá sobre vós, e sereis minhas testemunhas” (At 1, 8). Participaram nesta Jornada cerca de 500 mil pessoas, oriundas de cerca de 170 países, e aproximadamente 2000 jornalistas cobriram o evento, e foi a partir desta altura que a JMJ passou a ter presença nas redes sociais.
O Papa Bento XVI convidou os jovens a serem profetas de uma nova era, mensageiros da paz e construtores de um futuro de esperança para a humanidade e apelou à renovação da Igreja, que necessita da fé, idealismo e generosidade dos jovens, para se manter também Ela jovem de espírito.

Sistema de Progresso
A fase do progresso escutista escolhida para acompanhar esta Jornada é Aliança (II Secção). Nesta fase aprendemos que todos nós somos capazes de fazer uma aliança com o próprio Deus e criar uma união firme, base do nosso crescimento na Fé e na construção/ renovação da Igreja.

Baú de Oportunidades
II Secção: Procuro conhecer a Igreja de Cristo, Vivo a Fé Cristã, Sou criativo quando apresento aquilo que penso e imagino, Sou tolerante e solidário, Sei viver em grupo
III Secção: Aprofundamento, Descoberta, Criatividade e Expressão, Solidariedade e Tolerância Interação e Cooperação
IV Secção: E1 – Pai/Felicidade, E2 – Filho/Amor, E3 – Espírito Santo/Igreja, E5 – Transformação, I5 – Estratégia, I6 – Criatividade, I7 – Expressividade, S4 – Serviço, S6 – Equipa, S7 – Liderança

Símbolo
Nó de escota
O nó de escota serve para unir cabos de bitolas (espessuras) diferentes. É um nó que, apesar de fácil de executar, é estável e fiável. Podemos encontrar aqui um paralelismo na nossa relação com Deus: também somos distintos em essência, mas se estivermos dispostos a isso, é fácil deixarmo-nos envolver por Ele e confiar Nele.

Desafio
Este desafio deve ser feito em duas fases. Na primeira fase é entregue a cada um um pequeno cabo ou cordel. Sugerimos 15-20 cm de comprimento e bitola de 2-4 mm, mas o importante é que faça um nó firme. Este pequeno cordel servirá de lembrança para que, durante um prazo estipulado (idealmente até uma semana), cada um se lembre a ser testemunha de Cristo e faça algo simples e significativo por alguém. Passado o prazo, deve ser feita a segunda parte do desafio, em conjunto. Cada um deverá partilhar aquilo que fez pelo outro e como se sentiu ao fazê-lo. Depois da partilha, une o seu cordel ao do vizinho do lado direito. Após todas as partilhas, teremos os cabos todos unidos uns aos outros em círculo e o passo seguinte será cortar este círculo obtido pela união dos cabos, de modo a que cada um fique com um cordel novo. Este cordel novo terá o seu nó no centro, de um dos lados do nó parte do seu cordel e do outro lado do nó parte do cordel do vizinho.

Tarefas Gerais
1. Cria Uma bandeira da Austrália
2. Cria uma réplica dos símbolos das jornadas.

Hino da Jornada

Mais Dinâmicas

jmj23.escutismo
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade