1. Roma 1986 | Itália

Ano Internacional da Juventude | Sempre prontos a dar testemunho da esperança que há em vós

Enquadramento
No final de 1985, o Papa João Paulo II, anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude, que será celebrada a cada ano nas dioceses. O Papa indicou também uma data para a sua celebração: o Domingo de Ramos. No ano seguinte, 1986, celebrou-se em Roma e nas restantes dioceses de todo o mundo a primeira Jornada Mundial da Juventude. O lema desta primeira Jornada foi “Sempre prontos a dar testemunho da esperança que há em vós.”( 1 Ped 3,15). O Papa exortou os jovens a estar prontos para sair ao encontro de Deus e a encontrá-Lo, levando-O aos outros.

Sistema de Progresso
A fase do progresso referente a esta jornada é a de Lobo Valente (I Secção). Logo após a Promessa de Lobito, começamos o nosso percurso nesta etapa. Ainda temos, no nosso progresso pessoal e na história da JMJ, um longo caminho a percorrer.

Baú de Oportunidades
II Secção: Procuro conhecer a Igreja de Cristo, Vivo a Fé Cristã, Trabalho para a Paz na Boa Ação, Sou criativo quando apresento aquilo que penso e imagino, Sei viver em grupo
III Secção: Aprofundamento, Descoberta, Serviço, Criatividade e Expressão, Interação e Cooperação
IV Secção: E1 – Pai/Felicidade, E2 – Filho/Amor, E3 – Espírito Santo/Igreja, E5 – Transformação, E8 – Missão, I6 – Criatividade, I7 – Expressividade, S6 – Equipa, S7 – Liderança

Símbolo
Início de pista
Um dos principais sinais de pista que utilizamos, o início de pista marca o arranque de qualquer percurso. O percurso para a JMJ Lisboa 2023 já há muito começou. Façamos este caminho em Agrupamento e em comunidade para nos prepararmos para esta grande oportunidade de viver Igreja.

Desafio
Preparar um jogo de pistas, mesmo que curto, e convidar alguns não escuteiros a participar. Fazer uso de vários sinais de pistas diferentes. Sugere-se que se utilize um percurso que una a sede do Agrupamento à principal igreja da Paróquia, ou que passe em algum local importante para a vida da comunidade, por exemplo uma capela, um cemitério, uma escola. Não esquecer de incluir não escuteiros no jogo e de lhes explicar o que significa cada pista. 

Tarefas Gerais
1. Cria Uma Bandeira da Santa Sé
2. Cria uma réplica dos símbolos das jornadas

Hino da Jornada

Mais Dinâmicas