1. Roma 1986 | Itália

Ano Internacional da Juventude | Sempre prontos a dar testemunho da esperança que há em vós

Enquadramento
No final de 1985, o Papa João Paulo II, anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude, que será celebrada a cada ano nas dioceses. O Papa indicou também uma data para a sua celebração: o Domingo de Ramos. No ano seguinte, 1986, celebrou-se em Roma e nas restantes dioceses de todo o mundo a primeira Jornada Mundial da Juventude. O lema desta primeira Jornada foi “Sempre prontos a dar testemunho da esperança que há em vós.”( 1 Ped 3,15). O Papa exortou os jovens a estar prontos para sair ao encontro de Deus e a encontrá-Lo, levando-O aos outros.

Sistema de Progresso
A fase do progresso referente a esta jornada é a de Lobo Valente (I Secção). Logo após a Promessa de Lobito, começamos o nosso percurso nesta etapa. Ainda temos, no nosso progresso pessoal e na história da JMJ, um longo caminho a percorrer.

Baú de Oportunidades
II Secção: Procuro conhecer a Igreja de Cristo, Vivo a Fé Cristã, Trabalho para a Paz na Boa Ação, Sou criativo quando apresento aquilo que penso e imagino, Sei viver em grupo
III Secção: Aprofundamento, Descoberta, Serviço, Criatividade e Expressão, Interação e Cooperação
IV Secção: E1 – Pai/Felicidade, E2 – Filho/Amor, E3 – Espírito Santo/Igreja, E5 – Transformação, E8 – Missão, I6 – Criatividade, I7 – Expressividade, S6 – Equipa, S7 – Liderança

Símbolo
Início de pista
Um dos principais sinais de pista que utilizamos, o início de pista marca o arranque de qualquer percurso. O percurso para a JMJ Lisboa 2023 já há muito começou. Façamos este caminho em Agrupamento e em comunidade para nos prepararmos para esta grande oportunidade de viver Igreja.

Desafio
Preparar um jogo de pistas, mesmo que curto, e convidar alguns não escuteiros a participar. Fazer uso de vários sinais de pistas diferentes. Sugere-se que se utilize um percurso que una a sede do Agrupamento à principal igreja da Paróquia, ou que passe em algum local importante para a vida da comunidade, por exemplo uma capela, um cemitério, uma escola. Não esquecer de incluir não escuteiros no jogo e de lhes explicar o que significa cada pista. 

Tarefas Gerais
1. Cria Uma Bandeira da Santa Sé
2. Cria uma réplica dos símbolos das jornadas

Hino da Jornada

Mais Dinâmicas

jmj23.escutismo
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade